26 de fev. de 2008

Convite Biochip/ Feira do Desenho Vivo / Escolas

Convivência com o Biochip
Dia 27 de fevereiro de 2008, de 9h às 11h, no Auditório do RDC - PUC-Rio

Apresentação da pesquisa com imagens, demonstração de germinação de sementes e extração do Suco da Luz do Sol .

Biochip- Grupo Aberto de Estudo, Pesquisa e Desenho, que investiga as cores e a recuperação da informação através do desenho com sementes germinadas, hortaliças e frutas.

Calendário do curso:
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/biochip_calendario.htm


Feira do Desenho Vivo
Dia 6 de março de 2008, das 10h às 14h, no campus da PUC-Rio

Reinício das instalações das quintas-feiras, quando é demonstrado o processo de produção e exposição para experimentação saborosa dos resultados dessa pesquisa que utiliza técnicas e práticas de revitalização dos alimentos vegetais.

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/desenhovivo.html


Convite às Escolas
Convidamos as crianças de sua escola para participar das oficinas gratuitas com massa de modelar comestível, que acontecem das 10h às 12h e das 12h às 14h nas quintas-feiras, durante a Feira do Desenho Vivo.

Para aceitar o convite, agende a data pelo anabranc@rdc.puc-rio.br

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/FeiraDesenhoVivo/Convite_Escolas.html


Endereço:
PUC-Rio :: Rua Marques de São Vicente, 225 - Gávea, Rio de Janeiro

20 de fev. de 2008

Terrapia: dez anos de alimento vivo e vida saudável


‘Tembiu Poran Aguijeveté! Alimento bonito, agradecido’. É cantando em tupi guarani e português que os integrantes do Projeto Terrapia Alimentação Viva na Promoção da Saúde do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz) homenageiam a terra e os alimentos proporcionados por ela e iniciam o dia de atividades. No início de sua segunda década de trabalho, o Terrapia promete muitos projetos e inovações para 2008, entre eles, um site, aulas de ioga regulares e mais dias de funcionamento da Cantina Viva. Com cada vez mais participantes, o Projeto formou cerca de 70 alunos em Produtores Orgânicos de Sementes Germinadas e Brotos de Cultivo Doméstico em 2007 e contabilizou o expressivo número de sete mil visitas.

Para Maria Luiza Branco Nogueira da Silva, coordenadora do Terrapia, a mudança do sistema de Curso, adotada até 2006, para a modalidade de Seminários permitiu mais liberdade aos interessados e resultou em muito mais visitas e conhecimento do Projeto. “Isso foi principalmente um mudança de atitude, pois nem sempre as pessoas interessadas têm disponibilidade de tempo para participar de todas as reuniões. Formando blocos de temas e receitas específicas permitimos a eles uma participação mais livre, mais voltada para os seus interesses. Achamos extremamente interessante não fechar nenhuma possibilidade para ninguém”, explicou Maria Luiza. É bom lembrar que as inscrições para os Seminários estão abertas e podem ser feitas por meio do e-mail: terrapia@ensp.fiocruz.br ou pelo telefone 2598-2659.

O primeiro seminário do Terrapia de 2008 será realizado em 27 de março. Desde o início do ano, no entanto, estão sendo ministradas oficinas sobre alimentação viva e alimentos germinados às terças e quintas-feiras na Horta do Terrapia. “Além disso, a Cantina Viva, que oferece refeições vivas, já retomou suas atividades, que desde o ano passado acontecem na Horta do Terrapia todas as quartas-feiras”, contou Maria Luiza.

Os alunos que participam dos 15 seminários passam por uma avaliação prática e oral de seu aprendizado. “Nós conversamos sobre seus anseios de quando chegaram aqui, qual foi o efeito do alimento vivo na vida de cada um deles, suas experiências e expectativas. É um momento de muita emoção, todos abrem os seus corações. Além disso, os alunos fazem diversas receitas e concluímos os Seminários com um grande almoço de confraternização”, comentou.

Novas receitas e o tradicional suco de clorofila
Os alunos que participarem dos seminários em 2008 poderão aprender novas receitas que serão incorporadas. “Além de receitas de pão, leite e queijo vivos também teremos uma série de receitas líquidas interessantíssimas. Nosso novo destaque é para os consomés de legumes (ver abaixo). Eles são de fácil digestão e mais fáceis de serem consumidos por pessoas que têm dificuldade de mastigação, pessoas idosas, etc. Essas sopinhas vivas podem ser servidas frias ou amornadas e já foram incorporadas ao cardápio do cantina viva”, disse Maria Luiza.

A coordenadora contou que o suco de clorofila é sempre a primeira receita passada aos alunos, é a primeira experiência deles com os alimentos vivos. “Nesses dez anos de Projeto, descobrimos que o suco de clorofila foi a receita que a maioria das pessoas que passaram por aqui conseguiram introduzir na sua alimentação diária. As pessoas vêm e participam, algumas adotam completamente a alimentação viva e outras apenas complementam a alimentação ‘regular’ com esses alimentos. Mas o hábito de tomar suco de clorofila pela manhã é unânime nos participantes”, disse Maria Luiza.

Ela explicou ainda que a clorofila tem uma estrutura molecular semelhante a da hemoglobina. “A diferença é que a hemoglobina tem um núcleo de ferro e a outra um núcleo de magnésio. Quando essa substância entra no organismo, ele mesmo se encarrega de trocar o magnésio pelo ferro se tornando uma nova hemoglobina, que é completamente absorvido pelo corpo ajudando a retirar toxinas e oxigenar células. O suco revitaliza o ser humano, dá um gás para começar o novo dia”. Maria Luiza afirma ainda que com uma semana as pessoas já sentem as mudanças da ação do suco no organismo.

“Fundamentalmente o Terrapia é um suporte que possibilita ambientes especiais para mudanças de hábitos de vida. Aqui no Rio de Janeiro existem muitos outros grupos que adotaram a alimentação viva. Com essa idéia, nós da Fiocruz e a PUC, que também tem um núcleo significativo de alimentação viva, funcionamos como lugares de aquecimento para disseminação de informação aos outros grupos. Em cada pequeno grupo existem pessoas específicas que ficam antenadas conosco e são encarregadas de disseminar as informações e novidades para os seus núcleos. O alimento vivo é uma idéia que vem crescendo progressivamente”, alegrou-se Maria Luiza.

A coordenadora lembrou também que ninguém sai do Terrapia como culinarista de alimento vivo. E afirmou: “Esse não é o nosso foco. Estamos voltados para a produção individual de sementes com maior consciência na idéia da alimentação e do impacto ambiental da natureza causados pelos nossos hábitos. Isso aqui é um laboratório de investigação da produção e uso de sementes orgânicas e germinadas”.


Site e ioga nos planos para 2008
A construção do site do Terrapia, cujo lançamento está previsto para este ano, já está em andamento. Segundo Maria Luiza, o trabalho está bem adiantado, faltando apenas a parte gráfica. "A estrutura já está toda definida e agora falta apenas o aspecto gráfico que dará vida ao site. Nossa idéia é usar desenhos e pequenos vídeos com a demonstração de desenvolvimento e montagem de receitas, de germinação de sementes, entre outros”, adiantou, enfatizando: "O site será muito interativo e, além disso, servirá como fonte de divulgação e alimentação de novas técnicas e experiências. Será, no meu entender, a grande janela do Terrapia para o mundo pois. De acordo com Luiza, com o site será possível suprir uma grande demanda de informação oriundas de outras cidades e países, e dar suporte a esses pequenos grupos. "Além disso, fortificar a rede de compra de sementes pelo país também é muito importante”, afirmou.

Para 2008, também estão previstas aulas de ioga com Geraldo Guimarães todas as quintas-feiras às 7h da manhã. A atividade é voltada para todos os interessados, que participam ou não dos seminários do Terrapia. As aulas são gratuitas e terão foco na respiração. “É muito importante que todos desenvolvam a respiração de forma correta porque nós nos alimentamos pelo pulmões e pela boca. Uma dado importante que temos aprendido com as aulas é que respirar não é apenas simplesmente colocar ar para dentro e sim para fora do corpo”, contou Maria Luiza.


Receita: consomé de legumes e sementes germinadas:

Ingredientes:
1 xícara de aveia e girassol sem casca
2 batatas baroas médias
2 tomates
¼ de um pimentão vermelho
½ abacate
½ molho de basilicão
Limão, molho shoyu, azeite e pimenta fresca à gosto

Preparo:
Processe tudo no liquidificador e coe em um pano limpo ou em um coador de voal (à venda no Bazar do Terrapia). Sirva frio ou amornado.

Fonte:
http://www.ensp.fiocruz.br/informe/materia.cfm?matid=8716

19 de fev. de 2008

Biochip e Terrapia

Fique ligad@ nos cursos de alimentação viva oferecidos pela PUC-Rio e pela Fiocruz. Ambos são gratuitos.

PUC: Convivências com o BioChip, com Ana Branco.
Matéria Eletiva do Depto de Artes e Design oferecida aos Deptos da Puc-Rio e a comunidade através do Grupo Aberto de Estudos e Pesquisa e Desenho com Modelos Vivos.
De 27/02 a 08/06
Segundas e quartas, de 9h às 11h
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/biochip_calendario.htm

FIOCRUZ: Projeto Terrapia na ENSP, com Maria Luiza Branco.
De 27 de março até o fim de julho.
Terças às 10h e quintas às 8h.
Mais informações com Silvia, pelos telefones 2598-2521 e 2598-2519, ou pelo e-mail terrapia@ensp.fiocruz.br

15 de fev. de 2008

Feiras orgânicas

Segue lista das feiras orgânicas com garantia da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO):

Rio de Janeiro
# Feira Cultural e Ecológica da Glória
Endereço: Praça do Russel
Glória - Rio de Janeiro - RJ
Horário: todos os sábados pela manhã

Niterói
# Feira do Campo de São Bento
Endereço: Campo de São Bento
Icaraí - Niterói - RJ
Horário: todas as quintas-feiras pela manhã

# Feira de Itaipu
Endereço: Estrada de Itaipu, esquina com a Avenida Central
Itaipu - Niterói - RJ
Horário: todos os sábados pela manhã

# Feira do Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura - Horto
Fonseca - Niterói - RJ
Horário: todas as terças-feiras pela manhã

# Feira Ponto Org - Produtos Vale das Palmeiras
Endereço: Rua Ministro Otávio Kelly, 231
Jardim Icaraí - Niterói - RJ
Telefone: (21)2611-6859
Horário: todos os sábados, das 8:00h às 15:00h horas

Fonte: www.abio.org.br/feiras.php

14 de fev. de 2008

Rainbow 2008

Encontro Sulamericano Rainbow da Família Arco-Íris no Brasil
ONDE: Serra Azul, Mato Grosso, Brasil
06 de abril à 05 de maio 2008 (campo semente começa em março)


Nós, da tribo do Arco-Íris, filhas e filhos da Terra e do cosmos, irmãs e irmãos no amor e luz, amig@s da natureza, e todas as pessoas unidas pelo amor e pela busca da harmonia, convidamos pacificamente todos os seres para celebrar conosco e expressar nossas sinceras preces pela paz mundial e pela cura planetária.

Sugerimos trazer:
Para você: prato, caneca, colher, lanterna/pilhas, velas, comidinhas naturais, saco-de-dormir, barraca, fósforos/isqueiros, instrumentos musicais, agasalhos (vai chover), amor pelas pessoas e pela nossa Grande Mãe.

Para família: amor, serviço, comida orgânica integral, frutas, vegetais, castanhas, ervas, temperos, panelas e utensílios de cozinha, boas vibrações, ferramentas (facão, cavadeira, pá, enxada, serrote,etc...), instrumentos, medicinas da floresta e itens de cura e primeiros socorros, tipis, cordas, lonas, tendas, velas, p.h., magias, arte, doações para o chapéu mágico, coisas para compartilhar, conhecimentos para trocar, livros, sementes, vida.

Deixar para trás:
Álcool, drogas, carne, substâncias sintéticas (inclusive sabão e shampoo - a água é sagrada - só bem longe dos rios), armas, más vibrações, rádios ou quaisquer instrumentos eletrônicos (exceto lanterna), animais de estimação.

Vá ao Rainbow de coração aberto e você terá a visão. Traga sua luz do amor e a deixe brilhar. Essa é uma experiência de vida cooperativa, não há líderes nem hierarquias, as decisões são feitas através do consenso. Um evento espiritual, livre e não-comercial, participação é a chave. Nós somos um.

Boa viagem, venham na luz !!!


13 de fev. de 2008

Combinando alimentos

Recebi por e-mail e publico abaixo dicas sobre combinações de alimentos. A sistematização abaixo parte do princípio de que nem todos os alimentos são devidamente compatíveis, devido às enzimas necessárias para seu metabolismo.

Forte abraço,
Bruno

ALIMENTOS COMBINADOS:

Incompatíveis
frutas + hortaliças (exceto a maçã, que pode ser combinada com hortaliças)
frutas + açúcar
cereais + lacticínios
cereais + carne
carne + lacticínios
ovos + lacticínios e carne

Pouco compatíveis
frutas doces + frutas ácidas
hortaliças + lacticínios
gorduras e óleos + carne
cereais e leguminosas germinadas + lacticínios
leguminosas germinadas + frutas
cereais + açúcar

Compatíveis
frutas + grãos germinados
frutas doces + frutas doces
frutas ácidas + frutas ácidas
cereais + hortaliças
cereais + frutas
carnes + hortaliças

Comer isolados
melão e melancia

12 de fev. de 2008

The Meatrix

Vale a pena assistir a versão dublada em português da animação "The Meatrix", que pode ser acessada pelo link:
http://themeatrix.com/intl/brazil/dub/

Abaixo, algumas informações sobre a animação, disponíveis no site.

Sinopse
Criado pela Free Range Graphics para o programa Sustainable Table do GRACE’s, Meatrix é uma animação humorística, em flash, de apenas quatro minutos de duração. A película é uma sátira ao filme Matrix e chama atenção do público aos problemas causados pelas fazendas industrias.

Ao invés de Keanu Reeves, a estrela de Meatrix é um jovem porquinho, o Leo, que vive numa agradável propriedade familiar... e é isso o que ele pensa. Leo é abordado por um boi, vestindo um sobretudo preto, o Moopheus, que mostra a ele a dura verdade sobre o agronegócio. Uma paródia ao filme Matrix. No final do filme, o espectador é direcionado para uma "página de ações" que oferece informações adicionais sobre as fazendas industriais e encoraja os consumidores a apoiarem as propriedades familiares locais e a adquirirem carne orgânica assim como alimentos produzidos de forma sustentável como laticínios e ovos. Estas informações podem ser encontradas no site Eat Well Guide (Guia Comer Bem).

Meatrix está obtendo um sucesso sem precedentes para um filme ativista online. Desde o seu lançamento em Novembro de 2003, Meatrix tem sido visto por todo o mundo e já foi visto online www.themeatrix.com por mais de 10 milhões de pessoas.


Sobre O Meatrix
Meatrix é um produto do primeiro concurso Fundo de Apoio ao Ativismo promovido pela Free-Range Graphics, uma empresa precursora em design. Em fevereiro de 2003, a Free Range convidou Organizações Não-Governamentais de todo os Estados Unidos a submeterem propostas para concorrer à produção gratuita de um filme flash. Depois de revisar cuidadosamente mais de 50 inscrições, a Ong premiada foi o GRACE com o seu programa Sustainable Table (Mesa Sustentável).

Sustainable Table tem como objetivo alertar os consumidores sobre os problemas das fazendas industriais e também mostrar a importância da escolha diária de comidas sustentáveis, ou seja, mais naturais sem agrotóxicos e produzidas de forma mais saudável. O filme Meatrix foi originalmente produzido como uma forma de promover o Eat Well Guide (Guia Comer Bem), um diretório online oferecido pelo Sustainable Table. Nele, o consumidor encontra uma opção de locais onde encontrar alimentos benéficos que incluem desde carne, frango a laticínios e ovos, produzidos até mesmo por pequenas fazendas familiares, tanto nos Estados Unidos como no Canadá.

Dias após o lançamento do Meatrix, o seu sucesso logo se tornou evidente como uma excelente ferramenta no processo de conscientização sobre o problema mundial da agricultura industrial. O filme também quebrou recordes de público considerando o fato de ser um produto de cunho ativista. Somente nos primeiros meses da sua estréia milhões de pessoas assistiram à fita.

Em 2005, Sustainable Table percebeu a necessidade de se criar um novo filme. A indústria de laticínios move-se cada vez mais em direção ao sistema de produção industrializado, o que leva ao deterioramento do meio-ambiente, animais e seres-humanos. Então, surgiu o filme Meatrix II: Revolting. O filme que aborda os horrores da indústria de laticínios oferece junto a website um leque de informações para os consumidores em geral e também soluções sustentáveis para resolver o problema da agricultura industrial.