29 de out. de 2007

Mutirão Verdejar

No próximo fim de semana (3 e 4/11), o Grupo de Agricultura Ecológica (GAE) promove o "Mutirão de Apoio ao Verdejar", na Comunidade Sérgio Silva, Serra da Misericórdia.

No sábado, o grupo organizará a limpeza e o cercamento da entrada da comunidade, com a participação dos moradores. À noite, será realizado um encontro cultural, com muita música, poesia e intervenções livres.

Já no domingo, haverá oficinas de agrofloresta, horta agroecológica, manejo de compostagem orgânica e banheiro seco. Também haverá plantio de mudas e sementes, tanto arbóreas como adubo verde (sementes e mudas serão bem-vindas). Os índios da ocupação dos Tamoios estarão no local compartilhando suas práticas de plantio e cultura.

O que levar?
- Roupas leves, porém firmes (calça, camisa e calçado fechado);
- Ferramentas (facão, foice, pedra de amolar, lima, serrote curvo, etc);
- Protetor solar e/ou chapéu de palha,
- Repelente (citronela, de preferência);
- Se for dormir, leve barraca;
- Alimentos (o almoço será feito com os alimentos levados);
- Disposição e boa vontade!

Como chegar?
O Verdejar fica na Comunidade Sérgio Silva, na rua Sérgio Silva, bairro Engenho da Rainha, em frente ao Conjunto Residencial dos Músicos (Estrada Velha da Pavuna, 4441). Pontos de referência: Escola de Samba Boêmios de Inhaúma, Panificadora Verão Vermelho.

>> De metrô: descer na estação Engenho da Rainha, saída "Conjunto dos Músicos". Chegando no conjunto, é só perguntar onde fica o Verdejar - todo mundo sabe!
>> Chegando à Comunidade Sérgio Silva (após subir uma rua em aclive), suba a trilha à direita. É bem fácil.

Contatos:
Poeta: 8760 1041
Diogo: 9742 0450
Marcelle: 3372 0613
Eric: 9717 2931
Carolina: 9223 8944

Pão essênio

A receita básica tem mais de 2000 anos e consta do Evangelho de Paz dos Essênios.

1. Colocamos uma xícara e meia de grãos orgânicos (trigo, centeio, milho, cevada, aveia) em três xícaras de água, durante uma noite. Escorremos a água e deixamos germinar durante 36 horas, enxaguando e escorrendo os grão de duas a três vezes ao dia.
2. Moemos os grãos germinados em um moedor, um liqüidificador ou um processador. Amassamos até adquirir a consistência de uma massa de pão.
3. Podemos adicionar diversos temperos (timo ou cominho), alimentos (alho ou cebola picada) ou passas, tâmaras, sementes de girassol, etc.
4. Untamos uma assadeira ou frigideira e colocamos a massa em rodelas achatadas.
5. Colocamos no sol ou em um lugar quente (um forno morno).
6. O pão está pronto quando por fora formou-se uma crosta fina e dentro está úmido, mas não grudento.

Obs1:: É preferível desidratar o pão ao sol, pois a massa absorverá a energia do astro rei, fonte da vida na Terra. Em caso de dia nublado, pode-se usar o forno, tomando cuidado para não aquecer demais.
Obs2:: Caso prefira, você pode encomendar seu pão essênio no Trigo & Girassol.


"Deixai que os anjos de Deus vos preparem o vosso pão. Umedecei o vosso trigo, para que o anjo da água penetre nele. Ponde-o então no ar, para que o anjo do ar o abrace. E deixai-o da manha à noite debaixo do sol, para que o anjo da luz solar desça sobre ele. E a benção dos três não tardará a fazer o germe da vida brotar no vosso trigo. Em seguida moei o vosso grão e fazei obreiras finas, como faziam seus antepassados quando partiam do Egito a casa da servidão. Tornai a pô-las debaixo do sol quando ele aparece e, quando ele subir ao ponto mais alto dos céus, virai-as do outro lado para que elas sejam abraçadas ali também pelo anjo da luz solar e deixai-as onde estão até que o sol se ponha. Pois os anjos da água, do ar da luz solar alimentaram e amadureceram o vosso trigo do campo e, da mesma forma, precisam também preparar o vosso pão" (p.43,44 SZEKELY, 1981).

16 de out. de 2007

Alimentos vivos: mais energia para o organismo

Os alimentos vivos (biogênicos e bioativos) fornecem energia ao corpo, enquanto os alimentos bioestáticos e biocídicos tiram a energia dele. Consumidos em grande quantidade, os alimentos cuja força vital foi destruída fazem o organismo trabalhar muito para se desintoxicar e mobilizam durante horas o sistema imunológico. Durante a digestão, provocam uma grande elevação do número de glóbulos brancos no sangue. Elevam a pressão arterial e a temperatura.

Essa estimulação pode ser agradável, já que provoca uma breve euforia, mas é seguida de um intenso cansaço. Pouco a pouco, de tanto nos estimularmos artificialmente, descarregamos nossa bateria de energia vital e ficamos vulneráveis física, emocional e mentalmente.

Não é necessário renunciar totalmente a esses alimentos. Se consumirmos 60 a 80% de alimentos vivos, podemos metabolizar 20 a 40% de alimentos bioestáticos sem dificuldade... e uma pequena quantidade de alimentos biocídicos.

Se compreendermos isso, ficamos livres de sentimentos de culpa quando consumimos alimentos bioestáticos ou biocídicos para satisfazer nosso paladar ou nossa vida social.

Fonte: Dr. Soleil, "Você sabe se alimentar?"

15 de out. de 2007

Como fazer seu coador de pano

1 - Em um pedaço de aproximadamente 50cm x 50cm de pano tipo voal, recorte um círculo.
2 - Acenda uma vela e passe a borda do círculo perto da chama. Esse "acabamento" evitará que o pano desfie.
3 - Com um incenso aceso, faça pequenos furos ao redor do círculo, com um espaço de cerca de dois centímetros a partir da borda.
4 - Passe um elástico grosso (aqueles de formato redondo) pelos furos, trançando, e de um nó nas pontas.

9 de out. de 2007

Suco verde

Existem muitas maneira de se preparar o suco verde, também chamado "suco de luz" ou "sangue vegetal". Eis uma receita deliciosa:

1 - Separe duas ou três maçãs por pessoa. Lave-as, corte-as ao meio e retire as sementes. Pique em pedacinhos e jogue no liquidificador. Obs: Não acrescente água.
2 - Pressione repetidas vezes o botão pulsar do liquidificador, enquanto empurra as maçãs picadas contra a hélice utilizando um bio-socador (pode ser um pepino ou uma cenoura, por exemplo). É importante utilizar o bio-socador para não correr o risco de danificar a hélice do liquidificador.
3 - Acrescente folhas verdes, para extrair a clorofila. A couve e o hortelã são excelentes. Pode-se usar também folhas de abóbora, de beterraba, de cenoura, espinafre, bertalha, chicória, capim limão, etc.
4 - Adicione inhame, cenoura ou algum outro legume ao seu gosto.
5 - Coe em um coador de pano. O pano voal é ideal para fazer seu coador.
6 - Coloque o suco novamente no liquidificador e bata com sementes germinadas. Utilize um punhado de sementes por pessoa. Pode-se usar trigo, girassol ou lentilha, por exemplo.
7 - Agora é só coar novamente e se deliciar com essa maravilha da natureza!

2 de out. de 2007

13 anos da Feira Orgânica e Cultural da Glória

A Feira Orgânica e Cultural da Glória foi criada em 16 de Outubro de 1994 – Dia Mundial da Alimentação – seu primeiro nome foi Feira Cultural e Ecológica. Sua criação aconteceu após a realização da ECO-92, encontro realizado na cidade do Rio de Janeiro que teve como proposta a diversidade biológica do planeta.

A atual localização da feira – Rua do Russel, Glória – serviu na época do evento como um dos pontos utilizados pela organização. A COONATURA (Associação Harmonia Ambiental) – associação de consumidores orgânicos, já extinta – e a ABIO (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do RJ) – responsável pela certificação e fiscalização dos produtores orgânicos – foram as suas idealizadoras.

A "Feirinha da Glória", como é conhecida carinhosamente, tem como objetivo possibilitar o acesso do consumidor a alimentos de alto valor biológico e isentos de resíduos tóxicos. E também: aproximar agricultores e consumidores, difundir informações sobre agroecologia, alimentação natural e cultura alternativa, além de promover atividades culturais. Estamos assim, incentivando a agricultura familiar, promovendo a preservação do meio ambiente e possibilitando bem viver para futuras gerações.

Atualmente, participam da feira 13 produtores vindos dos municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Maricá, Niterói, Petrópolis, Seropédica e Rio de Janeiro. Hoje proporcionamos trabalho para 70 famílias. A feira, além de ter sido a pioneira no município do Rio de Janeiro, representa no momento o ponto mais tradicional de onde encontrar alimentos orgânicos da cidade.


::: Programação do evento :::

9h - Oficina de Origami com VILMA

9h 15 - Oficina de Material Reaproveitável

10h - Contadoras de Histórias com CRISTINA TERRA e MÁRCIA BLOCH

10h30 - Show com a Orquestra TOCANTE do INSTITUTO TOCANDO EM VOCÊ

11h - Show de Dança com a CIA. de DANÇA do VENTRE do ESPAÇO CULTURAL CHANDRA e SURYA

11h30 - Show Instrumental com o GRUPO CADÊNCIA CARIOCA - MAURO JERONYMO (bateria), GUILHERME LESSA (baixo) e IAN ( bandolim)

* Lançamento do Livro " Em raiz cresce o que planta o coração", livro de plantas medicinais para crianças da autora LUCIENE PRADO.
* Sorteios: livros, almoço em restaurantes vegetariano, natural e macrobiótico, cesta de alimentação orgânica;
* Distribuição gratuita de mudas;
* Exposição de artesanatos ecológicos.

AO FINAL DAS ATIVIDADES SERÁ OFERECIDO O TRADICIONAL BOLO ORGÂNICO.

DATA: 20 de Outubro de 2007
LOCAL: Feira Orgânica e Cultural da Glória - RJ
ENDEREÇO: Rua do Russel, em frente ao Nº 300 – Glória

*ESTACIONAMENTO NO LOCAL
*PRÓXIMO À ESTAÇÃO DO METRÔ GLÓRIA

Comunidade no orkut


Acaba de ser criada a comunidade Trigo & Girassol, no Orkut, um espaço para troca de informações sobre alimentação viva.

Confira:: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39937340